Eventos debatem na UESC Direitos Humanos, Diversidade e Ética
Ilhéus vai sediar três importantes eventos, em outubro. O III Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos (UESB), o I Congresso Integrador do Programa o ‘MP e os Objetivos do Milênio’ (UESC) e a XVI Semana Jurídica da UESC. As atividades, que serão realizadas simultaneamente na Universidade Estadual de Santa Cruz, visam promover discussões e reflexões sobre a temática “Direitos Humanos, Diversidade e Ética: transdisciplinaridade e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”.
Os eventos vão debater, refletir, socializar, estimular e fortalecer os Direitos Humanos, pautando-se na plataforma preconizada pela ONU/PNUD e consubstanciada nos oito macro-objetivos de desenvolvimento do Milênio (ODM), buscando contribuições de pesquisadores, docentes, discentes, segmentos em situação de exclusão social, movimentos sociais e gestores públicos.
Nessa direção, propõem-se reforçar a conscientização e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do combate à fome e à miséria, de se garantir educação e saúde de qualidade para todos, da observância da igualdade de gênero, do meio ambiente equilibrado, por intermédio da união e da mobilização da comunidade para a defesa dos direitos fundamentais.
Também será estimulada a troca de experiências técnico-científicas exitosas, fortalecendo o trabalho conjunto entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Ministério Público estadual (MPE) e contribuindo para a formação e consolidação de novas parcerias com a Organização das Nações Unidas (ONU) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Mais Diversidade e Relações Étnico-Raciais; Infância e Juventude; Direitos Humanos e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: educação, saúde, justiça e cidadania; Movimentos Sociais, Participação Pública e Identidade Coletiva
Além de Direitos Humanos, Educação Inclusiva, Direito do Idoso e das pessoas com deficiência; Direitos Humanos, Combate à Pobreza e Direito ao Trabalho Digno; Direito à comunicação e à expressão e Combate à corrupção, às organizações criminosas, à lavagem de dinheiro e à improbidade administrativa como garantia dos Direitos Humanos.
O evento será entre os dias 23 e 26 de outubro. No primeiro dia, às 8h, será o credenciamento. Mais informações: http://milenio.mp.ba.gov.br; http://mpcidadania.ning.com e https://twitter.com/mpcidadania